O que é?
A dieta mediterrânea tem uma grande reputação, e tem razões para tal. Este tipo de dieta tem origem nos países do sul da Europa, como Portugal, França, Itália, Espanha e Grécia. Nos últimos anos tem estado mesmo no centro das atenções. É uma alimentação rica em gordura saudável, pois usa fontes como o azeite e peixes gordos, que traz enormes benefícios para a saúde. Prima pelo uso de legumes, leguminosas (desde feijão, ervilhas e grão) e frutas. As saladas são um hábito num prato desta dieta, sempre temperadas com azeite e vinagre, e acompanhadas por alimentos naturais, não processados.
O nosso corpo precisa de ácidos gordos saudáveis, e na sociedade actual onde a ênfase é a conveniência e não a saúde, muitas pessoas têm uma assinalável deficiência nestas macronutrientes.
Os alimentos comuns da dieta mediterrânea
Claro que cada país do sul europeu tem os seus pratos mais tradicionais, mas a base das escolhas dos alimentos é sempre muito parecida de uma forma geral.
✓ frutas
✓ legumes
✓ cereais integrais
Gorduras saudáveis são um hábito diário na alimentação:
✓ azeite em vez de manteiga ou outros óleos refinados
✓ frutos secos
✓ peixe
Estes alimentos encaixam que nem uma luva nas recomendações que todos os dias ouvimos em termos de bons hábitos alimentares, e que parece que muitos de nós se esquecem.
Vamos te dar alguns exemplos de refeições que podes e deves seguir se queres ter uma alimentação saudável, típica do país em que vivemos.
Refeições Típicas
Pequeno-almoço
✓ aveia
✓ queijo fresco magro
✓ fruta
Almoço
✓ arroz ou batata assada
✓ frango
✓ salada variada temperada com azeite e vinagre
✓ 1 ovo mexido
Jantar
✓ peixe grelhado
✓ salada variada temperada com azeite e vinagre
✓ fruta
Isto são apenas alguns exemplos muito gerais. A partir daqui tens um panorama geral daquilo que é uma alimentação típica do sul da europa, e com isso adaptas as refeições a teu gosto.
Benefícios
1) Baixa em alimentos processados e açúcar
Ao contrário das dietas em países com um estilo de vida muito acelerado, como os EUA e o Reino Unido, a dieta mediterrânea é muito baixa em açúcares e praticamente livre de organismos geneticamente modificados e ingredientes artificiais, como o xarope de milho rico em frutose, conservantes e aromatizantes.
2) Ajuda na perda de peso de forma saudável
Esta dieta é uma abordagem sustentável para aqueles que procuram perder peso, pois tem as escolhas alimentares certas, e é densa nutricionalmente.
3) Rica em gorduras monoinsaturadas e ómega 3
Trata-se de uma dieta rica em gorduras monoinsaturadas e ómega 3, que promove uma boa saúde geral.