Quando conseguimos estabelecer uma rotina sólida entre casa - trabalho - treino, torna-se bastante fácil manter uma alimentação rigorosa e sem grandes falhas.
Mas quando estamos muito tempo fora de casa, seja devido a férias ou trabalho podemos abalar um pouco a nossa rotina.
Vamos então ver algumas dicas básicas que devemos seguir para evitar grandes falhas, ou pelo menos procurar minimizar tudo o que pode acontecer de negativo (ou menos positivo).
Dicas para manteres a dieta fora de casa
Dica #1: Alimentação fácil e práctica de transportar
A primeira coisa a considerar quando preparemos comida é:
1) Seja fácil de colocar em tupperwares.
2) Seja portátil o suficiente para levarmos para qualquer lado.
3) Seja práctica para comer.
O primeiro ponto é bastante simples. Apenas deves ter a certeza que estás a cozinhar alimentos fáceis de transportar, e que claro, tens espaço suficiente nos recipientes que usas. O ideal é teres um saco e recipientes separados apenas para as tuas refeições que saibas serem suficientes para as tuas necessidades.
A portabilidade é muito importante. Ninguém vai andar com um pote de whey de um lado para o outro, certo? Vamos procurar levar os suplementos em pequenos recipientes. É razoável andarmos com as nossas refeições no metro, comboio ou autocarros? É fácil comer qualquer uma das refeições em qualquer local onde estejamos?
Um frango de churrasco inteiro até pode saber bastante bem, mas está longe de ser algo fácil de comer, nem é muito higiénico de ser feito no meio da rua. Se calhar desfiar esse frango é uma melhor ideia.
Dica #2: compra em quantidade e faz stocks de reserva de bons alimentos
Todos nós deveríamos ambicionar ter uma alimentação equilibrada, procurando comer uma vasta gama de alimentos ricos nutricionalmente que nos beneficiam a saúde. Este deve ser o teu ponto de partida, a verdadeira base por onde um plano alimentar deve ser construído. Claro que pode ser algo mais complicado de ser mantido quando estás fora de casa constantemente.
Compra sempre que possas boas quantidades de alimentos de forma a teres sempre o teu stock disponível, e assim nunca falhares na dieta porque te falta algum alimento. Podes também optar por ter alguns snacks proteicos disponíveis contigo para eventualidades. Podes tê-los guardados no trabalho, na tua mochila, no carro, ou em locais que te sejam relevantes e convenientes.
Dica #3: conhece o local para onde te tens de deslocar
O mundo tecnológico de hoje em dia permite-nos saber sempre informação de forma adiantada. Ou seja, neste caso podemos recolher informação relevante sobre o local para onde vamos e assim podemos nos precaver e preparar para esse momento. Podemos saber se existem ginásios, supermercados, que tipo de restaurantes, etc Bastante informação valiosa que nos ajudará a manter a dieta.
Estejas a viajar numa rotina laboral, de férias ou outra qualquer situação, sabendo para onde vais podes preparar a tua rotina com bastante antecedência.
Esta informação é particularmente valiosa quando estás de férias, pois é por norma a altura em que ficas mais tempo fora de casa de uma forma seguida. Quando vamos de férias não é muito razoável levarmos quantidade enormes de comida já preparada, pois além de ter der imensa, a mesma ia estragar-se facilmente ao fim de pouco tempo. Por isso conhecendo bons restaurantes e supermercados pode e vai-nos ajudar a manter a dieta.