Todos sabem e associam a fruta e os vegetais como alimentos benéficos à nossa saúde. Devido a isto a ideia de sumos e de dietas com base em sumos até pode parecer uma boa solução. Mas não é verdade. O consumo de sumos de forma isolada tem o potencial de desenvolver problemas de saúde. Há imensas dietas com sumos, umas apenas requerem que uma ou duas refeições sejam substituídas por sumos, enquanto outras apenas permitem o consumo de líquidos.
Um dos grandes benefícios que as dietas detox com sumos assumem, é que desintoxicam o corpo. Os profissionais da área da medicina discordam por completo destas afirmações.
De seguida iremos apresentar vários efeitos secundários que uma dieta que tenha como base sumos, pode provocar.
Efeitos secundários da dieta do sumo
1) Ganho de peso
Como muitas dietas restritas, será muito difícil manter o peso perdido depois de terminar a dieta e se iniciar uma transição para uma dieta com mais calorias.
Quando aumentas o consumo calórico irás recuperar o peso perdido, e possivelmente ainda mais. Viver com tão poucas calorias não é algo razoável.
Mesmo que penses em segui-lo por muito tempo, e assim não recuperares o peso perdido porque te manténs na dieta, é bem possível que provoques danos no teu metabolismo que te irão prejudicar e fazer com que ganhes peso com facilidade mais tarde ou mais cedo.
2) Enfraquecimento do sistema imunitário
A maioria dos sumos não é uma boa fonte proteica ou de gorduras. Nós precisamos de proteína para criar massa muscular e para recuperar os tecidos, tal como para manter o sistema imunitário saudável. Sem proteína o catabolismo muscular é uma realidade.
A falta de gordura na dieta também pode resultar num piorar da condição da pele e do cabelo.
3) Sistema digestivo enfraquecido
Os sumos na sua maioria não têm as fibras presentes nos frutos integrais. A fibra é essencial para manter o sistema digestivo saudável e a funcionar correctamente. A fibra ajuda-nos ainda a mantermo-nos saciados por mais tempo.
4) Dores de cabeça, sono e tonturas
Estes problemas surgem devido à redução drástica de calorias que estas dietas provocam. Isto facilmente leva a letargia e falta de energia, tal como falta de rendimento nas actividades diárias que temos de realizar.
5) Afectam os níveis de açúcar no sangue
Os sumos são rapidamente absorvidos pelo corpo quando comparamos a comida sólida. Isto afecta os níveis de açúcar no sangue. Isto leva a letargia e falta de rendimento.
6) Pode afectar os hábitos alimentares a longo prazo
Viver à base de sumos pode levar a falhas nutricionais pois não conseguimos obter todas as vitaminas e minerais que necessitamos, e ficamos mais vulneráveis a doenças.
Um sumo não consegue saciar da mesma forma que uma refeição sólida, e isso pode levar com facilidade a fugas da dieta devido ao apetite fora de horas.
Este tipo de dietas leva muitas pessoas a fugir da comida sólida, associando-a a um inimigo, em vez de encaixar as frutas e vegetais numa dieta equilibrada e variada de forma diária.