Ir para o conteúdo principal
Nutrição

Dicas de receitas para continuares saudável e em forma

Dicas de receitas para continuares saudável e em forma
Claire Muszalski
Escritor3 anos Atrás
Ver o perfil de Claire Muszalski

À medida que 2021 avança percebemos que, apesar de transitórias, as circunstâncias que vivemos trouxeram novos hábitos e novas rotinas diárias às nossas vidas e que, invariavelmente, vieram mudar a forma como convivemos com o espaço em que habitamos e a forma como gerimos o nosso tempo.

Mais que nunca, a nossa casa transformou-se num lugar para nos auto-expressarmos, passando a ser nela que projetamos as nossas atividades, a nossa personalidade e os nossos valores pessoais. Passar mais tempo em casa tornou-nos mais conectados ao nosso “espaço seguro” e permitiu-nos descobrir novas formas de continuar a cumprir com as nossas rotinas habituais, aprender novas atividades e ocupações e otimizar a gestão do nosso tempo.

Conseguirmos adaptar-nos às mudanças geradas é fundamental, não permitindo que se instale a desmotivação, o sedentarismo e a frustração. A velha máxima “mens sana in corpore sano” faz cada vez mais sentido, sendo uma das bases para ajudar a manter a criatividade e o equilíbrio, a combater a ansiedade e enfrentar todos os novos desafios com uma mentalidade positiva.

É crucial que, no teu dia-a-dia, sejas capaz de continuar a estabelecer horários de trabalho, a fazer exercício físico regular e a dedicar algum tempo ao lazer, como ler, ouvir música, ver filmes e séries e, até mesmo, cozinhar. Estudos recentes têm mostrado que determinados hobbies, como a bricolage, a pintura, a ioga e a meditação, tiveram uma forte adesão sobretudo nas faixas etárias acima dos 30 anos, que afirmam também ter passado a dedicar mais tempo à arte da culinária.

Para além de muitas outras vantagens, cozinhar transformou-se numa atividade quase que terapêutica, à medida que passamos mais tempo em casa. Teres mais tempo para preparares as tuas próprias refeições, não só é relaxante como te permite economizar e garantir que continuas a cumprir o teu plano alimentar à risca. Fazer um almoço ou um jantar, nem que seja só para ti, pode ser um momento prazeroso… só precisas de manter a criatividade e a imaginação. É exatamente aqui que te vamos ajudar, oferecendo-te algumas dicas de receitas saudáveis, saborosas e muito práticas de preparar, para que não tenhas que te preocupar com a falta de ideias para as próximas refeições e apenas disfrutes o momento.

dicas de receitas

Receita de Tofu Katsu com Caril

Ingredientes:

- 175g de tofu (cru)

- 30g de farinha de trigo (integral)

- 2 colheres de sopa de leite de coco sem açúcar (enlatado)

- 1 colher e ½ de chá de óleo de coco

- 10g flocos de milho

- 1 cebola (média)

- 1 cenoura e ½

- 80g de couve-flor (picada)

- 2 colheres de sopa de leite magro (ou outra alternativa não láctea)

- 40g de rabanetes (cortados)

- 250ml de caldo de legumes

- ½ colher de sopa de garam masala

- 1 colher e ½ de sopa de caril em pó

- sal e pimenta q.b.

Modo de Preparação:

1. Começa a preparar o caril, aquecendo metade do óleo de coco num tacho em lume brando; adiciona as cenouras e a cebola, cortadas aos cubos, e deixa refogar durante cerca de 7-8 minutos; adiciona o alho e deixa cozinhar por mais 2 minutos;

2. A seguir, junta o caril, o garam masala e 2 colheres de sopa de farinha, mistura tudo muito bem e começa a verter o caldo de legumes; deixa cozinhar durante 10-15 minutos e depois adiciona o leite de coco (apenas 1 colher de sopa de cada vez) e uma pitada de sal e pimenta; vai provando e ajustando ao teu gosto;

3. Enquanto o caril estiver a cozinhar, começa a preparar o tofu; numa tigela rasa, mistura o resto da farinha e o leite magro ou outra alternativa sem lactose; se precisares podes usar mais farinha para obteres uma consistência semelhante a massa; tritura os flocos de milho no liquidificador, ou noutro processador de alimentos, e coloca noutra tigela rasa; corta o tofu em retângulos;

4. Pré-aquece o forno a 180ºC; passa os retângulos de tofu na massa de farinha e depois cobre-os com os flocos de milho triturados; coloca os pedaços de tofu panados numa assadeira forrada com papel manteiga ou com uma grelha no fundo, se tiveres, e leva-os ao forno durante 15 minutos, até dourarem completamente;

5. Começa a preparar o arroz de couve-flor; lava a couve-flor, corta-a em pedaços e tritura-a num liquidificador, ou noutro processador de alimentos, até obteres uma consistência semelhante à do arroz;

6. Monta o teu prato, colocando o arroz de couve-flor, o tofu, o caril e os pedacinhos de rabanete

Opção: quando o caril arrefecer um pouco, podes triturá-lo para obter uma textura mais cremosa.

dicas de receitas

Receita de Torrada de Batata-Doce com Creme de Amêndoa e Maçã

Ingredientes:

- 3 colheres de sopa de manteiga de amêndoa (simples, sem adição de açúcar)

- 1 batata-doce

- 1 maçã

- 1 colher de sopa de uvas passas

- canela q.b. (opcional)

Modo de Preparação:

1. Corta a batata-doce em fatias finas, de forma que fiquem com a espessura do pão para torradas; coloca as fatias 3-4 vezes na torradeira até ficarem macias e crocantes; podes também optar por assá-las no forno, usando uma grelha, virando para o outro lado assim que começarem a dourar;

2. Espalha a manteiga de amêndoa sobre as fatias de batata-doce torradas, coloca a maçã fatiada por cima, reservando um pouco para decorar o prato, e polvilha com as passas e uma pitada de canela.

Mensagem Final

Passar mais tempo em casa não tem que ser aborrecido. Pelo contrário, podes aproveitar para te dedicar ao que mais gostas de fazer ou, até mesmo, aprender novas atividades. Para além de te deveres manter ativo fisicamente e a cumprir as tuas sessões de treino, ocupa o teu tempo livre com novos hobbies, para quebrar a rotina e ajudar a passar o dia.

O ato de cozinhar não só pode ser relaxante e divertido como também te ajuda a manter o foco no teu regime alimentar, garantindo que continuas a comer de forma saudável e equilibrada e que todas as tuas refeições são preparadas de forma caseira e com os melhores ingredientes. Queres mais receitas fáceis e saudáveis? Clica aqui.

Claire é uma Nutricionista membro da Academy of Nutrition and Dietetics para além de possuir a certificação em coaching de saúde e bem-estar atribuído pela International Consortium for Health and Wellness Coaching. No seu curriculum conta também com uma licenciatura em Biologia e um Mestrado em Dietética e Nutrição Clínica da University of Pittsburgh.

Falar e escrever acerca de comida e fitness são paixões que qualquer um notará na Claire, para além da sua disponibilidade de partilhar este conhecimento para melhorar outras vidas.

A Claire também possui uma certificação em treino de ciclismo indoor e tem uma paixão muito particular por corrida e aulas de yoga. O impacto mental e físico que lhe dão são únicos. Quando não está a fazer exercício, é normal vê-la a apoiar a equipa local de desporto ou a cozinhar para a família na cozinha.

Para saberes mais da Claire, clica aqui.

myprotein