Comer de forma saudável não é restringir a alimentação, ficar magro e afastarmo-nos de todos alimentos que gostamos. Comer saudável é sentirmo-nos bem, termos mais energia, melhorar a nossa aparência e ter um melhor humor.
Há muita informação contraditória, seja na internet, nas revistas e mesmo entre os profissionais da área. Aqui queremos dar-te dicas simples, e, assim, permitier-te fugir desta confusão de ideias que anda à volta das dietas, e criares uma dieta boa para a tua mente e para o teu corpo.
10 passos para uma dieta saudável
#1 Foca-te no sucesso
Para te focares no sucesso pensa em planear uma dieta saudável, e podes começar por adicionar salada pelo menos uma vez por dia e retirar os fritos. Aos poucos vais acrescentando outras mudanças e verás que se tornou uma mudança fácil.
✓ prepara as tuas refeições
✓ faz as mudanças lentamente
✓ simplifica
✓ lê os rótulos
✓ bebe muita água
#2 A moderação é a chave
Em qualquer dieta a moderação é a chave. Ou seja, devemos comer somente aquilo que precisamos. Não comer até rebentar, por exemplo. Comer bacon uma vez por semana é moderação e não fará qualquer mal.
Se, mesmo assim, sentires muito apetite, aumenta a dose de salada diária.
#3 Reduz o açúcar
Um dos grandes problemas das dietas ocidentais é a quantidade de açúcar adicionado nos alimentos. Imensas patologias estão ligadas ao consumo de açúcar. Reduzir a quantidade de alimentos processados, refrigerantes e sumos é um bom começo.
#4 Ingeres mais legumes e frutas, em particular os 1ºs
As frutas e os legumes têm poucas calorias e são densas em nutrientes. Ou seja, são alimentos ricos em vitaminas, minerais, substâncias que combatem a oxidação celular e fibras. Procura comer todas as cores possíveis e, assim, vais assegurar que ingeres tudo o que precisas diariamente.
#5 Ingere mais fibra
Ingerir alimentos ricos em fibra ajuda a regular o teu intestino, baixam o risco de patologias do foro cardíaco, alterações dos níveis de açúcar no sangue e ajudam-te a perder peso.
Ingere mais cereais integrais, frutos secos e legumes. Foge de cereais refinados e de alimentos processados, pois esses são, no geral, pobres em fibras.
#6 Ingere bons hidratos de carbono
Escolhe hidratos de carbono complexos, em particular cereais integrais e leguminosas, para uma libertação gradual de energia. Além disso, os cereais integrais são ricos em fitoquímicos e compostos que eliminam os radicais livres, que te vão proteger contra alguns problemas de saúde.
#7 Não te esqueças do cálcio
O cálcio é um mineral muito importante, e está presente em alimentos como brócolos, couves, feijão-verde, couves de bruxelas, espargos e aipo.
#8 Ingere a quantidade adequada de proteína
As proteínas são os blocos de construção do nosso corpo. Constroem e reparam todos os nossos tecidos. Procura ingerir cerca de 1.5 gramas por cada quilo corporal por dia.
Ingere peixe, carnes magras e ovos para teres acesso a proteínas de qualidade diariamente.
#9 Não te esqueças das gorduras boas
Nem toda a gordura é má para nós. Enquanto as gorduras más podem aumentar o risco de certas patologias, as gorduras saudáveis são essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo. Alimentos ricos em ómega 3 ajudam a reduzir a probabilidade de condições cardíacas, melhoram o nosso humor e previnem problemas no funcionamento do cérebro.
Ingere salmão, sardinhas, azeite e frutos secos.
#10 Cuidado com o sal
O sal pode levar a imensos problemas, como aumento da pressão que o sangue exerce sobre as artérias e veias, que depois levam a problemas no coração, nos rins, e perda de memória. Modera o sal e opta por especiarias e ervas como temperos.