Ir para o conteúdo principal
Nutrição

Chocolate de Leite Matutino “Não Levou Ao Ganho De Peso” | Estudo

Chocolate de Leite Matutino “Não Levou Ao Ganho De Peso” | Estudo
Claire Muszalski
Escritor3 anos Atrás
Ver o perfil de Claire Muszalski

Um estudo levado recentemente a cabo pelo Brigham and Women’s Hospital concluiu que consumir 100g de leite de chocolate, quer em jejum pela manhã, quer em último lugar à noite, não parece causar qualquer ganho de peso. De facto, comer chocolate de leite pela manhã pode até ajudar o corpo a queimar gordura e diminuir os níveis de açúcar no sangue.

Aqui está o que sabemos sobre o estudo e os resultados…

O Estudo

A equipa de investigadores do hospital juntou forças com investigadores da Universidade de Murcia, de Espanha, para descobrir se alterar a hora do dia a que comemos chocolate tem algum efeito particular.1

A investigação observou 19 mulheres na pós-menopausa, que acrescentaram 100g de chocolate à sua alimentação, ou de manhã, dentro da primeira hora depois de acordar, ou à noite, não mais que uma hora antes de dormir. Depois foi comparado o ganho de peso, no fim do estudo, relativamente às participantes que não tinham comido qualquer chocolate.

 

 Os Resultados

A equipa de investigadores descobriu que nem o chocolate à noite nem de manhã levou ao ganho de peso, e observou-se mesmo que, em alguns casos, o consumo de chocolate de manhã pode ajudar o corpo a queimar gordura e diminuir os níveis de glicose no sangue. Constatou-se também que o chocolate à noite causava alterações no metabolismo, quer em repouso, quer com exercício físico, na manhã seguinte.

Foi observado que tanto o chocolate de manhã como o noturno ajudavam a reduzir a fome e a vontade de comer doces, o que pode ter contribuído para eliminar o ganho de peso.

Um dos líderes da equipa, Frank Sheer, disse sobre os resultados que estes “mostram como não só o ‘quê’ mas também o ‘quando’ comemos pode influenciar os mecanismos fisiológicos envolvidos na regulação do peso corporal”.

Um apontamento, contudo, é que o relatório não especificou as durações de tempo, pelo que não podemos saber com certeza por quanto tempo as participantes alteraram a sua dieta.

 

Mensagem Final

Da próxima vez que sentires a tentação de um chocolate às 8 da manhã, cede-lhe! Essas tentações existem frequentemente por um motivo, quer seja para a saúde do nosso corpo ou para o bem-estar da nossa mente. Qualquer que seja o caso, um pedaço de chocolate nunca fez mal a ninguém e, se os resultados deste estudo não constituíram um fenómeno único, pode até fazer-nos bem.

 

1. https://www.brighamandwomens.org/about-bwh/newsroom/research-briefs-detail?id=3926

Claire é uma Nutricionista membro da Academy of Nutrition and Dietetics para além de possuir a certificação em coaching de saúde e bem-estar atribuído pela International Consortium for Health and Wellness Coaching. No seu curriculum conta também com uma licenciatura em Biologia e um Mestrado em Dietética e Nutrição Clínica da University of Pittsburgh.

Falar e escrever acerca de comida e fitness são paixões que qualquer um notará na Claire, para além da sua disponibilidade de partilhar este conhecimento para melhorar outras vidas.

A Claire também possui uma certificação em treino de ciclismo indoor e tem uma paixão muito particular por corrida e aulas de yoga. O impacto mental e físico que lhe dão são únicos. Quando não está a fazer exercício, é normal vê-la a apoiar a equipa local de desporto ou a cozinhar para a família na cozinha.

Para saberes mais da Claire, clica aqui.

myprotein