Quais são as duas coisas que todos os corredores desejam? Ir mais longe e chegar lá mais depressa.
E enquanto que, como o confirmará qualquer corredor, seja necessária dedicação, treinar com afinco e muitas outras coisas para melhorar, a ciência recente sugere que pode haver um fator que faz uma diferença apreciável.
E é o cor-de-rosa.
Simplesmente isto: tem havido investigação sobre o impacto da cor das bebidas no desempenho durante o exercício.1 E o estudo em questão parece quase demasiado bizarro para ser real.
Vamos ver de que se trata.
O Estudo
Um grupo de investigadores reuniu 10 participantes acostumados ao exercício físico (seis homens e quatro mulheres) e pô-los a correr duas vezes por 30 minutos numa passadeira. A velocidade foi escolhida pelos participantes e correram a um ritmo que consideravam “intenso”.
Enquanto corriam, foi-lhes dada uma bebida, ou transparente, ou cor-de-rosa, em ambos os casos com sabor doce mas sem calorias.
Os investigadores escolheram o cor-de-rosa por acreditarem que a cor estaria associada com o sabor a doce e poderia sugerir à mente dos participantes uma fonte mais rica em açúcar e hidratos de carbono que a bebida transparente (embora os seus valores nutricionais reais não diferissem em nada).
E que sucedeu?
A velocidade dos corredores aumentou em 4,4%, e correram uma média de 212 metros mais com a bebida cor-de-rosa que com a transparente. Os corredores também relataram sentir mais prazer na corrida com a bebida cor-de-rosa.
A todos nós já aconteceu correr sem muito gosto, pelo que tirar um pouco mais de deleite do exercício pode ser tudo o que precisamos para correr um pouco mais longe e mais depressa.
Deves optar pelo cor-de-rosa?
Este é um estudo muito pequeno, com apenas 10 participantes, pelo que não prevemos mudar a cor de todos os nossos produtos para o cor-de-rosa no futuro próximo. Contudo, já é sabido há algum tempo que a cor da comida pode ter um efeito na forma como percecionamos o sabor, pelo que faz sentido que possa ter também outros efeitos psicológicos.
Para além do efeito do aspeto da comida no prazer que tiramos da mesma, estudos anteriores descobriram uma ligação entre molhar a boca com hidratos de carbono e um desempenho aumentado devido a uma perceção de menor esforço.
Para além de um estudo maior, seria interessante testar uma bebida cor-de-rosa de hidratos de carbono juntamente com uma bebida da mesma cor sem qualquer valor nutricional, para verificar se os mesmos resultados são obtidos.
Por agora, se estás a tentar fazer progressos, ou simplesmente a tentar tirar mais prazer da corrida, optar por bebidas cor-de-rosa pode ser uma ajuda extra. Não há nada como experimentar!
Mensagem Final
Será interessante ver se estudos mais extensos sobre esta questão chegam a conclusões semelhantes. Entretanto, porque não experimentar tudo o que possa tornar as nossas corridas um pouquinho mais rápidas e agradáveis?
Agora também estamos no Telegram. Com conteúdo exclusivo! Para uma motivação extra, Subscreve já, clicando aqui!
1. Brown, D. R.,Cappozzo, F., De Roeck, D., Zariwala, M. G., & Deb, S. K. (2021). Mouth rinsing with a pink non-caloric, artificially-sweetened solution improves self-paced running performance and feelings of pleasure in habitually active individuals. Frontiers in Nutrition, 8, 217.
2. Backhouse, S. H., Bishop, N. C., Biddle, S. J., & Williams, C. (2005).Effect of carbohydrate and prolonged exercise on affect and perceived exertion. Medicine and science in sports and exercise, 37(10), 1768.
Evangeline tem uma larga experiência em desportos de competição desde tenra idade. Por exemplo, a sua experiência como instrutora de vela RYA ensinou-lhe o quão importante é cuidar da sua alimentação para um rendimento de topo em desportos extremos e de endurance. Este foco na alimentação permitiu-lhe atingir o estatuto de capitã da equipa olímpica do Reino Unido e treinar a equipa da sua universidade.
Nos seus tempos livres, a Evangeline adora correr maratonas. Ao fim de semana irás encontrá-la a fazer desportos aquáticos ou escalada. Ao anoitecer opta por sessões de treino de alta intensidade ou um treino de squats antes de comer uma bela refeição picante com muitas verduras - yum!
Descobre mais da experiência da Evangeline aqui.