Alimentos termogénicos
A perda de gordura é uma das tendências mais comuns no fitness hoje em dia. O mundo está constantemente na busca de como eliminar o excesso de peso para a praia, para um casamento, para uma sessão de fotos ou para fazer uma mudança na vida.
No entanto, todos os dias somos enganados com algum novo milagre para a perda de peso. Sejam comprimidos mágicos, dietas à base de sumo ou cintos redutores, há sempre algo novo que é tido como o caminho certo para a perda de peso. Por vezes até existem resultados a curto prazo, mas nunca algo sustentável.
O segredo para o sucesso em termos de saúde, bem estar e fitness é encontrares algo em que te consigas manter por um longo período de tempo.
Ou seja, tem de ser algo sustentável e que possas incorporar no teu dia a dia.
Podemos pegar em 3 passos básicos:- Défice calórico
- "Progressive overload"
- Inclusão de alimentos termogénicos.
Mas então que alimentos são esses?
Os alimentos termogénicos aceleram o teu metabolismo, ou seja, a velocidade a que o teu corpo consome calorias.
Sem dúvida que o exercício e o défice calórico devem ser os dois pontos mais importantes, mas os alimentos com poder termogénico têm o seu papel. Seguem abaixo 5 alimentos chave.
1) Chá verde
O chá verde estimula a queima de gordura devido ao conteúdo de cafeína e de catequinas.
Enquanto a cafeína vai aumentar o gasto de energia, vai estimular o sistema nervoso central e ajuda a reduzir o apetite, as catequinas vão aumentar a queima de gordura através de interacções que têm com determinadas enzimas no corpo.
O chá verde ganhou um espaço tão importante na indústria dos suplementos, que hoje em dia existem vários suplementos disponíveis com o extracto de chá verde. Este tipo de suplementos ganhou espaço devido a vários factores: o baixo preço, a facilidade de ingestão, a alta concentração e por não ter sabor, pois nem todos gostam de chá verde.
✓ Estímulo do sistema nervos central.
✓ Melhora a função cerebral.
2) Mirtilos
Estudos demonstraram que frutos baixos em calorias, com baixo índice glicémico e ricos em fibra são uma grande ajuda para perder peso. E claro, vão-te saciar imenso e ao mesmo tempo ingeres poucas calorias.
A maior fama dos mirtilos prende-se com a sua capacidade antioxidante, o que na verdade se relaciona directamente com o processo de perda de gordura.
✓ Ricos em vitamina C.
✓ Minimiza os níveis de colesterol.
✓ Ajuda na digestão.
3) Especiarias
Com especiarias não vais conseguir apenas um melhor aroma, mas vais melhorar também a tua capacidade de queima de gordura. Pimentas e malaguetas têm a capacidade de aumentar a capacidade do sistema nervoso central e o gasto energético.
✓ Baixo em calorias
✓ Baixo em colesterol
✓ Baixo em sódio
4) Amêndoas
As amêndoas e outros frutos secos são benéficos para a perda de peso devido à capacidade que têm no controlo dos níveis de insulina. A insulina está directamente ligada à perda de peso, e se os seus níveis estão altos, vai existir armazenamento de gordura.
✓ Altas em magnésio.
✓ Ajudam na absorção de nutrientes.
✓ Melhoram a saúde da pele.
5) Óleo de coco
O óleo de coco contém MCT's, que estão relacionados com a prevenção do armazenamento de gordura no corpo.
✓ Reduz o risco de doenças cardiovasculares.
✓ Melhora os níveis de bom colesterol, o HDL.