Foste cometendo erros ao longo do tempo, e agora estás com uma gordura que não querias. Não entres em pânico.
Vamos então rever ou dar a conhecer algumas dicas para dizer adeus a essa gordura desnecessária. Temos aqui 8 dicas que te vão ajudar a manter ou voltar à linha.
#1 Dorme e descansa bastante
Um ponto que pode parecer óbvio para muitos, mas é realmente de grande importância tu descansares e dormires perto de 8 horas diárias. Por vezes pode ser difícil, mas é mesmo importante descansar e ter o sono em dia.
Se o teu descanso não for suficiente, o teu corpo não conseguirá recuperar dos treinos anteriores, e não irá conseguir funcionar no seu melhor enquanto o descanso não acontecer.
#2 Faz refeições ricas em proteína
Proteína: a proteína é o tijolo que constrói os músculos. É também o nutriente que nos sacia mais, além de permitir a construção e reparação muscular.
A quantidade mínima em média que deverias ingerir deveria ser 1.5 gramas por quilo de peso corporal.
Alguns exemplos de fontes proteicasCarne vermelha magra, peito de frango e peru, peixe e ovos.
Para Vegetarianos e VeganosSoja, feijão, quinoa, ervilha e grão.
#3 Ingere quantidades suficientes de zinco, magnésio e vitamina D
Estes três micronutrientes são muito importantes para a perda de gordura e para o metabolismo.
✓Magnésio: tem a capacidade de tornar os receptores celulares mais sensíveis à insulina. É também conhecido por melhorar a qualidade do sono.
✓Zinco: tem um papel importante na resposta da insulina, além de contribuir para o sistema imunitário, para a criação de novas células e para o processamento dos hidratos de carbono, gordura e proteína.
✓Vitamina D: é uma vitamina fundamental para que os nossos músculos e órgãos funcionem de forma correcta e eficiente, tais como o coração, pulmões cérebro e fígado. Também contribui para um sistema imunitário eficaz.
#4 Ingere um pequeno almoço alto em proteína
É muito importante começarmos o dia da melhor forma, e não poderia ser melhor do que com um pequeno almoço delicioso e saciante.
Experimenta uma omelete com 4 ovos e batata doce para acompanhar? São cerca de 25g de proteína que ingeres com esta opção. Ou então tens outra opção também rica em proteína que seria uma taça de aveia e whey.
#5 Mantém-te hidratado
É um ponto óbvio, mas muitas vezes inexplicavelmente ignorado. A hidratação é incrivelmente importante se te queres ver livre da gordura em excesso. Ajuda ainda a eliminar toxina, reduz o apetite e aquela vontade descontrolada por comida mantendo-te saciado.
Procura beber mais chás se queres ter algum sabor, além de beneficiares do efeito diurético e estimulante dos mesmos.
#6 Opta por hidratos de carbono de baixo índice glicémico
Hidratos de carbono ricos em fibra e com baixo índice glicémico são perfeitos para quem se quer ver livre dos excessos de gordura, ou para aqueles que querem aumentar a massa muscular sem acumular gordura.
Para atingires uma perda de gordura perfeita, e mesmo assim conseguires construir massa muscular é importante que tenhas hidratos de carbono na dieta. Os hidratos irão ser a tua fonte de energia principal, e irão controlar a libertação de insulina.
Lista com alguns exemplos de hidratos com baixo índice glicémico:
✓ Vegetais
✓Aveia e arroz integral
✓ Legumes
✓ Batata doce
Durante um período de perda de peso é recomendável que ingiras hidratos de carbono de alto índice glicémico apenas depois do treino, para assim recuperares os teus níveis de glicogénio e promoveres a síntese proteica para uma eficaz recuperação muscular.
#7 Treina de forma intensa
Varia o máximo possível o teu esquema de treino. Procura realizar treinos de alta intensidade, repetições altas, cargas mais elevadas, treinos de circuito, etc.
Leva o teu corpo ao limite sempre que possas.