Gostas de te manter a par da ciência, em tudo quanto diz respeito a treino e nutrição? E quanto a coisas que nem sequer suspeitavas que podiam afetar a tua saúde ou forma física? Estamos aqui para te trazer novidades todas as semanas.
Hoje, vamos ver se a poluição sonora pode prejudicar a tua cintura e se uma peça de roupa que faz uso da ciência da transpiração pode medir o desempenho no exercício físico.
Vamos a isto.
Roupa com tecnologia da transpiração
Podes ter desenvolvido o hábito de controlar os teus treinos e saúde em geral com a ajuda de uma pulseira de fitness, mas agora um aparelho inserido na tua roupa pode fornecer-te muito mais informação.
Um grupo de investigadores criou um aparelho que pode detetar vários marcadores de desempenho e saúde na tua transpiração. Isto significa que é possível obter informação em tempo real sobre os níveis de hidratação e de eletrólitos, assim como os de ácido láteo, que estão relacionados com a fadiga muscular. Esta tecnologia consegue até detetar o cortisol, para detetar os níveis de stress emocional.
E que significa tudo isto na prática, para atletas? Permitiria prever picos e declínios no desempenho a cada momento, sem invasivos testes ao sangue, através de uma simples modificação ao equipamento de treino.
Funciona medindo diferentes componentes do suor através de tipos diferentes de fibra no material, que reagem diferentemente a cada componente. Assim, há fibras com a função de detetar o ácido láteo, outras para medir a acidez, etc. Todas estas fibras estão ligadas a um pequeno circuito modular e microprocessador, que é capaz de comunicar os resultados diretamente para o teu telemóvel.
Seria fantástico saber a cada momento até que ponto o teu corpo está necessitado de nutrientes a meio do treino, não seria?
A poluição sonora pode afetar a nossa cintura?
Se moras numa rua barulhenta, pode já ter-se tornado um teu hábito adormecer ao som dos automóveis à noite – de facto, podem até acordar-te de quando em vez. E talvez já tenhas ponderado a questão: será que o som de todas as ambulâncias a passar tem um efeito mais extenso que simplesmente acordar-te de longe a longe?
De acordo com um novo estudo que analisou a relação entre o barulho do trânsito e o peso corporal, o limite saudável para som é de 55 decibéis, e um número impressionante de mais de 100 milhões de pessoas na Europa vivem em áreas em que o ruído do trânsito é mais forte que este limite.
O estudo analisou os dados de mais de 500 000 pessoas no Reino Unido, Noruega e Holanda, e descobriu correlações entre um peso corporal maior e maiores níveis de ruído no Reino Unido e Noruega, embora não na Holanda. Descobriu-se que esta tendência persistia mesmo variando outros fatores relacionados com o estilo de vida, como a dieta e níveis de atividade, assim como o estatuto socioeconómico.
Os investigadores não encontraram uma causa em particular para o fenómeno, mas acredita-se que pode ser devido a perturbações no sono, incluindo sono aumentado, sendo o sono um dos aspetos mais afetados pelo excesso de ruído do trânsito.
Então, o que pode ser feito? Menos carros na estrada: melhores infraestruturas para outros modos de transporte, como a bicicleta e andar a pé, podem fazer uma enorme diferença no número de carros que se veem na rua.
É necessária mais investigação nesta área antes de ser possível chegar a conclusões sólidas, mas é certamente uma questão interessante que podes nunca ter considerado.
Mensagem Final
Não há dúvida de que, ao longo dos próximos anos, vamos assistir a grandes avanços no desenvolvimento de tecnologias que nos permitem monitorizar a nossa atividade física e saúde em geral – e quem é que usava uma pulseira de fitness há apenas 5 anos atrás?
É também interessante pensar na miríade de fatores quotidianos que podem influenciar o nosso bem-estar.
Agora também estamos no Telegram. Com conteúdo exclusivo! Para uma motivação extra, Subscreve já, clicando aqui!
Traduzido por Hermano Moura
Os nossos artigos têm propósitos unicamente informativos e educativos e não devem ser usados como conselho médico. Se tem alguma preocupação, consulte um profissional de saúde antes de tomar suplementos nutricionais ou introduzir quaisquer alterações significativas na sua dieta.
Evangeline tem uma larga experiência em desportos de competição desde tenra idade. Por exemplo, a sua experiência como instrutora de vela RYA ensinou-lhe o quão importante é cuidar da sua alimentação para um rendimento de topo em desportos extremos e de endurance. Este foco na alimentação permitiu-lhe atingir o estatuto de capitã da equipa olímpica do Reino Unido e treinar a equipa da sua universidade.
Nos seus tempos livres, a Evangeline adora correr maratonas. Ao fim de semana irás encontrá-la a fazer desportos aquáticos ou escalada. Ao anoitecer opta por sessões de treino de alta intensidade ou um treino de squats antes de comer uma bela refeição picante com muitas verduras - yum!
Descobre mais da experiência da Evangeline aqui.