Desde que aprendemos a andar e falar, é‐nos ensinada a importância de cuidar do nosso corpo. Comer vegetais e ser bem‐educados ‐ mas por que não incorporamos também o cuidado da nossa mente no nosso quotidiano como fazemos com as partes física e social?
Resultado disto é o facto de muitas pessoas só pensarem em cuidar da sua mente quando atingem um ponto de crise.
Felizmente, há certas coisas que, quando feitas regularmente, ajudam a manter os problemas à distância.
Existem várias maneiras que nos podem ajudar a manter uma mente sã no nosso quotidiano ‐ descobre as nossas 10 melhores dicas para evitar que um dia menos bom se transforme numa situação fora de controlo.
#1 Escreve um diário
Tal como guardamos antibióticos ou aspirinas no armário da casa de banho para aqueles dias chuvosos ou frios, pode ser um bom exercício tomar notas de coisas que nos fazem sentir bem.
Desde pessoas que nos fazem rir, a filmes, alimentos ou exercícios ‐ afinal, está comprovado que o exercício ajuda a libertar endorfinas que estimulam o bom humor. Se tomarias um comprimido por causa de uma dor de cabeça, agora também podes recorrer às tuas notas.
#2 Aproveita as horas de sono
Quem não gosta de uma sesta? Os nossos corpos são como carros ‐ desliga a ignição e o motor vai arrefecer e ficar pronto para a próxima jornada. O sono é um processo obrigatório do qual os nossos corpos precisam para recuperar, reabastecer e recarregar energias para o dia que se avizinha.
Uma vida com excesso de trabalho e agitação pode levar a um sono inadequado, o que leva a excessos (geralmente a ingestão de “junk food”), mau‐humor e um comportamento irritadiço ‐ fazendo com que as nossas vidas sejam bastante mais difíceis.
Portanto, assegura‐te de ter um sono adequado e de alta qualidade e recomeça o teu dia de forma fresca, limpa e saudável.
#3 Pratica exercício
Quer se trate de uma caminhada no parque, um jogo de futebol de 5 ou uma sessão HIIT no ginásio, exercitar e elevar a frequência cardíaca é uma ótima forma de distração e de manter a mente mais tranquila.
Se não gostas de praticar exercício sozinho ‐ experimenta uma aula de spin, boxe, treinos de circuito ou até passear o teu cão. Os animais são ótimos ouvintes.
#4 A hidratação é a chave
Sabias que o cérebro é composto por aproximadamente 75% de água? Se essa percentagem se reduz, a nossa capacidade de aprendizagem reduz também ‐ a desidratação afeta muito rapidamente a forma como pensamos, sentimos e nos comportamos.
Às vezes podemos confundir fome com sede, portanto, antes de pegares num pacote de batatas fritas, toma um copo de água e reduz a probabilidade de teres sentimentos letárgicos. Bebidas com gás e aromatizadas não contam para a hidratação.
#5 Somos o que comemos
Sentes‐te muito agitado? Come qualquer coisa. E com isto, referimo‐nos a algo limpo, nutritivo, denso e saudável. Ter uma barra de chocolate na secretária do emprego não vai ajudar muito, só vai fazer com que ingiras demasiado açúcar.
Uma dieta rica em vitaminas pode ajudar a reduzir a agitação ‐ não precisas de tomar muitos suplementos vitamínicos, apenas aumentar a ingestão de frutas e vegetais ‐ estão cheios de "superpoderes" que vão fazer‐te sentir bem.
#6 Sê um “Party Animal” (ou socializa, vá)
Não te preocupes, não estamos à espera que vás sair 5 vezes por semana para aliviar os problemas de trabalho ‐ isso seria um pouco exagerado. É muito fácil ser um eremita nos dias de hoje, pois podemos fazer tudo on‐line ‐ mas há que passar pelo menos uma hora por dia com alguém que estimule a nossa mente.
Vai tomar um café, dá uma volta ou combina algo na pausa do café com um amigo que não vês há algum tempo.
#7 Descontrai
Não estamos à espera que entres no próximo voo para Bali, bebas chá verde durante 7 dias ou compareças na missa dominical semanalmente. Mas alimentar maus pensamentos pode tornar‐se esmagador e desencadear uma falta de esperança e até espirais negativas.
Dá tempo para que as coisas acalmem, tenta ter pensamentos positivos em relação a ti e aos outros e tenta levar a tua mente a um lugar tranquilo. Refresca a tua mente.
#9 Sê amável (ou pelo menos tenta)
Esta pode ser a dica mais difícil ‐ para muitas pessoas é muito complicado.
À medida que nos atrapalhamos na nossa rotina diária, ser amável e educado pode ser negligenciado. Trânsito, demoras no serviço de mesa de um restaurante, o som das pessoas a mastigar ‐ pode ser muito irritante. Tenta manter toda essa negatividade bem longe, não precisas desses dilemas.
Se te concentrares nos aspetos positivos na vida, isso traz‐te mais positividade. Não se esqueças de agradecer, três agradecimentos por dia, todos os dias, é suficiente. Quando as coisas correm um bocadinho mal ‐ lembra‐te do bem.
#10 Relaxa
Está na altura de gerir o bom, o mau e o péssimo. Se te sentires atormentado, prepara um bom banho, abre o frasco de sais de lavanda, ouve uma música calma (também não sugerimos sons de baleia) e respira fundo.