A indústria do fitness tem sido uma fonte de realização pessoal para muitas pessoas, proporcionando uma forma de desenvolver auto-confiança e verdadeira auto-descoberta. Tem o potencial para estar na vanguarda de mudanças sociais através desta sua capacidade de alterar as vidas de tantas pessoas. O progresso é algo excitante, mas – como acontece com muitas indústrias – há trabalho que precisa de ser feito antes de uma acessibilidade completa ser alcançada. O objetivo deve ser um fitness para todos.
Durante este mês da história LGBTQ+, estamos a celebrar os nossos embaixadores na linha da frente de mudanças positivas para a comunidade do fitness, quer se trate de afirmarem o seu contributo e saberem que pertencem, quer se trate de apoiar outros nas suas viagens de fitness.
Uma pessoa que está a conseguir fazer a diferença é Em Donkers (que também dá pelo nome de Ben), que lidera o NRG Fitness, um canal de fitness LGBT+ dedicado a inspirar outras pessoas a treinar com orgulho. Em tem dado enormes passos para tornar o ginásio e outros espaços de fitness no mundo real mais acessíveis para os seus clientes, criando também mais consciência dos benefícios – particularmente para a comunidade LGBTQ+ - através das redes sociais.
Falamos com Em para falar de fitness, e também de aspirações e inspirações.
“Simplesmente estar junto a pessoas que estão a tentar ser a melhor versão de si próprias, a tentar ficar melhores e mais fortes”
O ginásio é um espaço para auto-melhoria – um lugar para criar o corpo que desejamos, um corpo com que fiquemos confortáveis. Em identifica-se com isso. Mas para Em, é algo mais – um lugar onde as pessoas podem celebrar a sua identidade, abraçar o seu desejo de serem saudáveis e amar o seu corpo, investindo nele. É esta a mensagem que Em quer partilhar com os seus clientes, para ajudar gerações futuras a aprender a amarem-se a si próprias por quem são.
“Simplesmente estar junto a pessoas que estão a tentar ser a melhor versão de si próprias, a tentar ficar melhores e mais fortes. Identifiquei-me muito com isso, mas foi um pouco confuso, porque as pessoas com as quais me queria parecer não se pareciam necessariamente comigo.”Embora tenha sido, para Em, por vezes confuso, aprendeu a desenvolver o seu corpo da forma que mais lhe agradou. Bloqueou o ruído e focou-se no aspeto que queria ter. Em desejava um peito grande, braços grandes e umas costas grandes. Portanto, trabalhou para o conseguir, ignorando a aparência e a forma de treinar das pessoas à sua volta
“Temos de ter o poder e as ferramentas para esculpir o corpo com que sonhamos… desenvolver a confiança para nos afirmarmos no nosso género e na nossa viagem pelo fitness.”“Ainda as expectativas de género a preto e branco”
Os ginásios têm evoluído com os seus clientes, e é esse tipo de impulso que é muito encorajador presenciar. Devemos celebrar todo o progresso feito nos espaços de fitness, que são lugares que muitas pessoas usam para abraçar a sua identidade e trabalhar para os seus objetivos.
A missão de Em é ajudar os ginásios a tornarem-se espaços mais inclusivos, aumentando a consciência sobre as necessidades da comunidade LGBT+. Em está a encarnar esta mudança, proporcionando uma presença visível às pessoas, falando abertamente sobre as suas lutas e ensinando às pessoas que elas pertencem nos espaços de fitness.
“Sei que pode ser haver dificuldades com a questão do balneário, ou o ambiente, ou os olhares, ainda as expectativas de género a preto e branco. Pode ser intimidante estar no ginásio, pelo que apenas quero simplificar isso, construir essa confiança antes de chegar à porta.”Como personal trainer e influencer a tempo inteiro, Em dá aulas em casa para clientes, para que estes possam desenvolver confiança antes sequer de entrarem no ginásio. Os seus clientes sabem frequentemente o que querem, mas dirigirem-se diretamente ao ginásio pode ser ao início intimidante. Começar a viagem num ponto em que estejam confortáveis é uma mais-valia extraordinária, dando-lhes uma fundação a partir da qual construir para se sentirem confortáveis num ambiente de ginásio.
O sonho de Em é que pessoas não-binárias saibam que pertencem a todos os espaços de fitness e que não haja barreiras. Para ninguém. Ponto.
“Simplesmente ter a linguagem, usar os pronomes corretos, criar um espaço em que todos sejam incluídos, ter casas de banho e balneários para géneros neutros, seja o que for. Até apenas a forma como as coisas estão escritas, quando há slogans, para ser mais inclusivo.”“Mal posso esperar para ver a direção que o NRG toma e isso é muito motivante para mim. Estou sempre com vontade de ajudar mais pessoas.”
O que mais entusiasma Em é originar uma mudança. Mudar a sua própria vida, mudar as vidas dos seus clientes e mudar como as pessoas LGBTQ+ são vistas – e se veem a si mesmas – na indústria do fitness.
“Ouvir que estão muito mais confortáveis no seu género. Ajudei-as a sair do armário, ou a decidir passar mais tempo a trabalhar no seu corpo antes de fazer a cirurgia do peito. Todas estas coisas são super motivantes…
Tenho muito entusiasmo pelo próximo treino, próximo dia, próximo cliente, próxima grande etapa. Mal posso esperar para ver a direção que o NRG toma e isso é muito motivante para mim. Estou sempre com vontade de ajudar mais pessoas.”
E a um nível pessoal – mesmo depois de anos de trabalho, de ser a pessoa que é – Em não faz intenção de parar.
“Vou encarar um dia de cada vez, mas é entusiasmante para mim não saber o que o dia seguinte vai trazer, mesmo com estas mudanças hormonais, com o meu corpo é super excitante – mantém-me a olhar em frente.”“Vais chegar lá e vai ser incrível quando isso acontecer.”
Como muitas outras pessoas na comunidade LGBT+, Em enfrentou adversidades. Mas o resultado foi ter ficado ainda mais forte, mentalmente. Sabe que está confortável com quem é e com a diferença que está a fazer. E tudo o resto é ruído.
“Continua em frente. Nunca desistas. Continua, porque vão derrubar-te e as pessoas vão dizer o que quiserem dizer. Mas desde que sigas em frente, sabendo que cada dia vai ser melhor que o anterior, vais tornar-te a pessoa que sempre quiseste ser. Vais chegar lá e vai ser incrível quando isso acontecer.”
“Eles defendem-me.”
Uma preocupação natural para muitas pessoas na comunidade LGBTQ+ é a aceitação familiar. Em tem a sorte de ter o apoio dos pais – na verdade, estes são uma grande inspiração. Em visivelmente transborda de emoção quando fala sobre como a família aceitou a sua identidade e apercebe-se da sorte que teve em ter o amor e a aceitação das pessoas que lhe são mais próximas.
“Os meus pais foram sempre uma grande fonte de inspiração para mim. Cresci numa casa extremamente ativa e eles deram-me sempre muito apoio e foram fantásticos. Também me apoiaram na viagem de género. Perguntaram-me todas as melhores questões – desculpem se me emociono – mas deram-me tanto apoio e leram os livros, aprenderam os meus pronomes. Eles defendem-me.”
Mensagem final
A indústria do fitness ainda tem um longo caminho a percorrer antes de ser inclusiva para toda a gente, mas pessoas como Em estão a conseguir mudanças positivas reais, a inspirar outras pessoas a serem tudo o que podem ser e não deixarem que o medo as detenha. Independentemente de qual seja o teu objetivo, a página de Em está cheia de mensagem poderosas e mesmo simplesmente ver a comunidade a florescer vai sem dúvida deixar-te um sorriso na cara. Vê a página aqui.