Ir para o conteúdo principal
Gente Fit

Nada Travará Este Campeão de Culturismo | Forever Fit

Nada Travará Este Campeão de Culturismo | Forever Fit
Evangeline Howarth
Escritor5 anos Atrás
Ver o perfil de Evangeline Howarth

Pode ser muito fácil encontrarmos desculpas para não sermos consistente nos treinos. Lesões e doenças podem deixar-nos sem a motivação ou energia para alcançar as nossas metas. Este ano, estamos a celebrar os “Sempre Fit” – pessoas que treinam com, e apesar de, problemas de saúde, falta de motivação e falta de energia.

Não se trata aqui de soluções rápidas, planos de 30 dias ou dietas para "desintoxicar". Trata-se de um investimento físico e mental a longo prazo.

Todos nós precisamos de alguma inspiração e encorajamento por vezes, e uma pessoa que nos vai pela certa encher de motivação chama-se Gerald Alavazo.

Gerald tem 23 anos, estudou design de produto, e trabalha atualmente como designer em freelance. Também é formador online, supervisor numa empresa de limpezas e o campeão de 2019 da British Men’s Physique. Se não parece suficiente, fez tudo isto enquanto sofredor de artrite juvenil.

 

A batalha começa

Como muitos de nós, Gerald sempre gostou de desporto, e competia ao nível distrital em atletismo quando estava na escola. Infelizmente, foi diagnosticado com artrite juvenil quando estava no topo da sua carreira no atletismo, e portanto teve que a deixar.

“Impediu-me que fizesse quaisquer atividades físicas durante algum tempo e afetou até a forma como vivia o dia-a-dia, em que até as coisas mais simples podiam ser uma batalha.”

Mas a doença e a falta de um ginásio não o travaram durante muito tempo. Apenas um ano depois do diagnóstico, estava a treinar novamente – desta vez, no culturismo.

“Comecei a treinar em casa, um ano depois do diagnóstico. Usava halteres feitos com latas de refrigerantes, fazia exercícios com o peso do corpo e treinava para melhorar a minha saúde no geral.”

O colher dos proveitos

Não deixando que a sua condição de saúde o vencesse, e treinando com regularidade, descobriu também que treinar o ajudava a lidar com os sintomas. Os benefícios deste novo regime de treino ajudaram-no a superar também o peso mental da doença. Manter-se em forma e saudável ganhou todo um novo significado.

“O culturismo ajudou-me muito a fortalecer o meu corpo, o que me ajudou a lidar melhor com o meu problema. Não apenas fisicamente mas também mentalmente – fez-me perceber que ainda posso tirar satisfação de ser uma pessoa ativa e que ainda há esperança.”

“Os meus objetivos e ambições pesaram mais que as justificações e desculpas.”

Ainda que Gerald estivesse dedicado ao culturismo, isso não torna necessariamente fácil cumprir os planos de treino. A doença só por si já seria razão suficiente para a maioria das pessoas desistir, mas ele concentrou-se no facto que qualquer treino é melhor que nenhum.

“Os meus primeiros anos de levantamento de pesos foram provavelmente os piores em termos de treino. Mesmo agora, tenho bons dias e maus dias, portanto tenho que tentar contornar o problema e fazer o melhor que posso.”

Vai sempre haver alturas em que não queremos treinar, ou que nos apetece desistir, mas isso não significa que o devamos fazer. Ser ‘sempre fit’ é um objetivo a longo prazo e que está sempre a evoluir. A chave para o conseguir, para Gerald — independentemente dos objetivos — é o pensamento positivo.

“Descobri que em dias nos quais não me sinto bem, a minha motivação não é tão alta comparada com dias em que estou na minha plenitude. Mas durante uma década como doente de artrite, aprendi a superar estes dias maus através do pensamento positivo.”

Ao longo dos anos, a artrite deu-lhe a força mental para continuar a treinar, apesar dos obstáculos que lhe foram surgindo no caminho.

“Os meus objetivos e ambições pesaram mais que as justificações e desculpas. Ter esta condição de saúde deu-me uma perspetiva mais ampla sobre a vida e ensinou-me a superar os desafios que vou encontrando.”

“2019 foi o ano em que decidi pisar o palco”

“Sempre fui uma pessoa competitiva, de forma que, ainda que não tenha começado com a intenção de me envolver em competições, a ideia de ser o melhor esteve sempre presente.”

Ainda que nem toda a gente tenha que ser o melhor para ser ‘sempre fit’, ter em mente o objetivo de competir em eventos é uma maneira ótima de nos mantermos motivados e consistentes nos treinos. Objetivos específicos, em vez de uma meta vaga como “quero ficar em melhor forma física”, são uma maneira eficaz de nos mantermos focados e de conseguirmos uma mentalidade positiva a longo prazo relativamente ao fitness.

Campeão da British Men’s Physique em 2019

Os desafios continuavam a surgir. O treino para entrar em competições sofreu uma reviravolta, mas a mentalidade positiva e determinada fez com que continuasse.

“Apenas 2 meses antes da exibição, comecei a sentir dor ao fundo das costas e entorpecimento nas pernas.”

“Deixar de ir não era uma opção. Eu tinha essa confiança em mim e sabia que tinha boas hipóteses de ganhar, só precisava de fazer a minha parte e trabalhar para isso.”

“Posso conseguir tudo o que eu quiser”

Apesar dos obstáculos, Gerald tornou-se o Campeão da British Men’s Physique e da campeão geral da PCA nas categorias Junior Physique & Homens em 2019. Ele prova que, quaisquer que sejam as nossas dificuldades, se trabalharmos no duro e treinarmos de forma consistente, podemos chegar lá.

“Isto fez-me perceber que posso conseguir tudo o que eu quiser, mesmo com todas as adversidades e desafios que enfrento, mas quer ganhe quer perca, penso que vou sempre sentir-me motivado para treinar, uma vez que isso já faz parte da minha vida há tanto tempo.”

2020 vai ser em grande

Só porque é o campeão, isso não significa que puxe menos por si próprio nos treinos. Ser ‘sempre fit’ significa trabalhar também fora da época de competições. Para se manter focado, estabeleceu pequenas metas acessíveis a curto prazo.

“O meu objetivo neste momento é preparar-me para um bom início de ano. 2020 vai ser em grande em matéria de competições, mas espero que traga mais oportunidades para eu evoluir também na indústria do fitness e do culturismo.”

Gerald é sempre fit

“Ser sempre fit significa seres persistente com o teu desejo de estar na forma que TU queres alcançar. É ser sempre consistente com cada objetivo que estabelecemos para nós próprios, e também ser determinado.”

 

Agora também estamos no Whatsapp. Com conteúdo exclusivo! Para uma motivação extra Subscreve já, clicando aqui!Traduzido por Hermano Moura

Evangeline tem uma larga experiência em desportos de competição desde tenra idade. Por exemplo, a sua experiência como instrutora de vela RYA ensinou-lhe o quão importante é cuidar da sua alimentação para um rendimento de topo em desportos extremos e de endurance. Este foco na alimentação permitiu-lhe atingir o estatuto de capitã da equipa olímpica do Reino Unido e treinar a equipa da sua universidade.

Nos seus tempos livres, a Evangeline adora correr maratonas. Ao fim de semana irás encontrá-la a fazer desportos aquáticos ou escalada. Ao anoitecer opta por sessões de treino de alta intensidade ou um treino de squats antes de comer uma bela refeição picante com muitas verduras - yum!

Descobre mais da experiência da Evangeline aqui.

myprotein